EAD Escola Antirracista

Anotação de Aula

Aula 03)Ferramentas e instrumentos de comunicação institucional.
-Uma boa comunicação instituição está atrelada à seu posicionamento de maneira coesa e coerenteQuando seu discurso e suas ações estão alinhados isso fortalece o crescimento da empresa, gera negócios e relações de parcerias com empresas aliadas, reconhecimento, credibilidade e status de "importância" devido sua atuação social.

-A comunicação institucional relacionada as pautas sociais, nesse caso na perspectiva antirracista, refere-se ao diálogo com um público que é marginalizado e esquecido. É pensar na inclusão, respeito e mudança estrutural na sociedade.

-De acordo com o professor Rudimar Baldicera, a comunicação se desprende em três dimensões:
1) Organização comunicada: comunicação produzida pela instituição em seus diversos aspectos, seja interna, externa, administrativa, discursiva…
2) Organização comunicante: comunicação por parte da percepção pública, uma comunicação de quem acessa aquele produto/serviço
3) Organização falada: comunicação gerada por pessoas que não consomem tal produto e/ou serviço, mas possuem informações de quem consome. Refere-se ao termo "ouvir dizer que…"

-As ferramentas para consolidação de uma boa comunicação institucional dependem de sua:
IMAGEM: é como se vê uma organização institucional. Possui carater mutável.
IDENTIDADE: como de fato uma organização é. Define-se por seus elementos tangíveis(relacionados aos aspectos visuais, como cores e símbolos) e intangíveis(relacionados aos princípios organizacionais da instituição). Apresenta características de centralidade, distintividade e permanência.
REPUTAÇÃO: Refere-se ao seu posicionamento. Como a organização vai se relacionar com a sociedade, governo, imprensas, mercado e empresas.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário