Aula 06) Conflitos e controvérsias na comunicação institucional: branquitude e antirracismo.
-O discurso institucional também precisa ser entregue, juntamente, com o produto ou serviço que está sendo disponibilizado pois ele refere-se ao diálogo com o público. É o atrataivo para que pessoas cheguem até a organização.
-Os aparatos utilizados para o desenvolvimento da organização, sende eles os elmentos usados para formular o desing da marca até o treinamento dos funcionários, podem reforçar ou colocar impecilhos para construção de uma sociedade antirracista.
-"Diversitywashing" – práticas de empresas que se posicionam como defensoras da diversidade e inclusão mas as suas ações não corroboram com essa premissa.
Como esse conceito pode se manisfestar nos discursos organizacionais?
>Discurso superficial e esteriotipado em relação ao recortes de raça, genêro, deficiência, meio-ambiente.
>Desvalorização de grupos marginalizados e a supervalorização da branquitude, heteronormatividade, masculina, magro…
>Controvérsias entre seus discursos e ações.
>Diversidade limitada
>Comportamento incoerente
>Atitudes preconceituosas que são recorrentes e pertinentes.
-"A linguagem é um repositório dos nossos preconceitos, das nossas crenças e dos nossos pressupostos" -Chimamanda Adichie.
-A todo momento somos confrotados por elementos de linguagem e estética que nos ajudam a formar, conceitualmente, os nossos valores. Com isso, o discurso instucional tem esse poder de influenciar positiva ou negativamente, seus consumidores.
-Manifestações de branquitude na sua comunicação: espelha em como funciona seus ambientes produtivos internos e fortifica o que já é estigmatizado na sociedade.
1.Neutralidade: não pensar em outros públicos para consumir tal produto e/ou serviço.
2.Valorização da ancestralidade: visão de países europeus.
3.Religiosidade: crenças indígenas e afrobrasileiras ainda são demonizadas.
4.A cor branca associada a pureza, beleza, poder, riqueza.
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